Artigos
Da Educação que Temos para a Sociedade que Queremos PDF Imprimir E-mail
Artigo de Rubens Salles publicado em 20/08/2010 no site da revista Le Monde Diplomatique Brasil, em 24/08/2010 no site da revista Envolverde, e em 27/09/2010 no site Planeta Educação.

Há décadas ouvimos o discurso de que é preciso melhorar a qualidade da educação no Brasil, de que essa qualidade é essencial para o desenvolvimento do país etc etc. Hoje, vários programas públicos, assim como movimentos da sociedade civil, carregam esta bandeira, mas o que é, afinal, esta qualidade? Que qualidade queremos?

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O Comercialismo na Vida das Crianças PDF Imprimir E-mail

Extraído do relatório “Estado do Mundo 2010” ,

publicado por The Worldwatch Institute e Instituto Akatu.

por Susan Linn


O marketing está ligado a um grande número de problemas sociais e de saúde pública que as crianças enfrentam atualmente. A Organização Mundial da Saúde e outras instituições de saúde pública identificam o marketing dirigido ao público infantil como um fator significativo na epidemia mundial de obesidade infantil. Além disso, a propaganda e o marketing têm sido associados a distúrbios alimentares, sexualização, violência juvenil, estresse familiar e uso de álcool e cigarro por menores de idade.

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As Escolas que Matam a Criatividade PDF Imprimir E-mail

por Ken Robinson

Programa TED Ideas worth spreading

Existem três tópicos abordados ao longo da conferência que são relevantes para o que eu vou falar. O primeiro é a extraordinária evidência da criatividade humana em todas as apresentações que tivemos e em todas as pessoas presentes. Sua variedade e multiplicidade. O segundo é o fato de que não fazemos a menor idéia do que vai acontecer no futuro. Nenhuma idéia do que nos espera.

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Justificativa Técnica para a rejeição do dispositivo constante do PL nº 6755/2010 PDF Imprimir E-mail

Rede Nacional Primeira Infância

O argumento do Projeto repousa na intenção de estabelecer coerência entre o início do ensino fundamental e o término da educação infantil (“até cinco anos de idade”, segundo o texto constitucional, art. 208, IV). Interpreta que as Leis nº 11.114/2005 e 11.274/2006 estão incorretas ao estabelecer o início do ensino fundamental aos seis anos, como se houvesse um vácuo entre o ”até cinco” e “aos seis”. Ora, a faixa etária da educação infantil foi alterada pela Emenda Constitucional nº 53/2006 precisamente para adequá-la à modificação introduzida pelas leis acima citadas.

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A Pedagogia Waldorf e a Idade de Escolarização PDF Imprimir E-mail
Escrito por Walter Hiller, Peter Lang e Martyn Rawson   

Uma coisa é certa: crianças têm capacidade de aprender, fantasia muito rica e força de vontade; são otimistas, abertas para o mundo, despreocupadas e curiosas. Os adultos têm a tarefa de não destruir tudo isso, e ajudar as crianças a desabrocharem, tanto quanto possível, os seus potenciais passíveis de desenvolvimento.

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