Login
     
Atividades rítmicas - introdução PDF Imprimir E-mail

As atividades rítmicas são indicadas para fazer com os alunos no início das aulas. É um momento em que todos se exercitam juntos, afinados e fazendo a mesma coisa. É muito diferente do que chegar na classe e começar a falar “ei menino, fica quieto, vai para o seu lugar”. Nos exemplos abaixo apresentados indicamos a idade dos alunos da classe filmada, no entanto, cabe a cada professor avaliar a adequação de cada exercício para a sua classe.

Primeiro é uma forma de harmonizar que não é individualizada. A criança, sem perceber, entrou e fez. Imaginem que, assim como nós, as crianças vieram de casa com as mais variadas impressões. O que essa criança viveu desde a hora que acordou até a hora que chegou na classe? Como foi o acordar dela, atrasado ou não, como foi o café da manhã, foi tranqüilo ou não, foi a mãe que acordou, ou não foi a mãe que acordou? Será que está bem agasalhada, será que ela dormiu bem, dormiu pouco ou dormiu muito? E quais as impressões que ela teve pelo caminho? Será que presenciou um acidente, ou o rádio veio ligado no último volume? Isso a criança.

Só que nós também chegamos de uma vivência anterior. Então, uma primeira dica para o professor é chegar antes que os alunos, e não só no relógio, mas o meu ser tem que chegar antes. Eu percebo que quando acontece algum problema no caminho e eu chego junto com eles, já é um pouco diferente. Agora, se eu chego dez minutos antes, abro minha classe, arrumo minhas coisas, ando um pouquinho, visualizo tudo, tomo posse daquele espaço que é a minha classe, é diferente, porque aí eu estou em paz e estou em mim, para poder acolher estas crianças. Isso faz muita diferença, é diferente de chegar junto.

A função principal dos exercícios de ritmo é harmonizar estas crianças e dispô-las para a aprendizagem. De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e canções executados por todos, com muito movimento e ritmo, “afinando” a turma. Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social e muitos outros aspectos. O mesmo ritmo (conjunto de movimentos com recitações ou canções) é repetido por três ou quatro semanas, quando alguma coisa é mudada, não tudo de uma vez, isto é, substitui-se uma poesia por outra nova, depois uma música e assim por diante, acompanhando os temas trabalhados em classe, a matéria. A longo prazo, o trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para o trabalho teatral.

Nos três primeiros anos escolares é importante que a parte rítmica seja realizada em roda, com as crianças em pé e livres para se movimentarem. O círculo é a forma perfeita, que integra a todos e onde cada um enxerga o todo.

 

*Texto da professora Cristina M. Brigagão Ábalos.
 

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais