Pedagogia Waldorf
Pedagogia Waldorf PDF Imprimir E-mail

O movimento educacional independente mais disseminado no mundo

A Pedagogia Waldorf foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, e a 1ª escola a utilizá-la foi fundada em 1919 em Stuttgart, na Alemanha. A cada ano, torna-se mais difundida e já é adotada em mais de 80 países, em função de seu currículo vivo, dinâmico e integrado, assim como por sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em ajudá-los a descobrir suas capacidades e realizar seu potencial. Esse currículo é desenvolvido em bases antropológico/antroposóficas, tendo em vista a evolução física, emocional e espiritual do ser humano.

Leia mais...
 
Histórico PDF Imprimir E-mail

HISTÓRICO DA PEDAGOGIA WALDORF

Uma idéia nova para enfrentar os desafios do futuro

Rudolf Steiner
A PEDAGOGIA WALDORF nasceu no meio do caos social e econômico que se seguiu à primeira guerra mundial. Após a derrubada dos velhos modelos sociais, aqueles que se esforçavam por construir a Europa do futuro procuravam novas orientações. Um desses homens foi Emil Molt, diretor da fábrica de cigarros Waldorf-Astória, de Stuttgart, na Alemanha. Ele procurou Rudolf Steiner, o fundador do movimento antroposófico, que naquela época era um dos líderes do movimento por uma renovação social. Pediu-lhe que o ajudasse a formar uma escola para os filhos dos trabalhadores da fábrica, assumindo sua organização pedagógica.

       Rudolf Steiner

Leia mais...
 
Biografia e Currículo de Ruth Salles PDF Imprimir E-mail

Poetisa brasileira Ruth Salles

Ruth Sylvia de Miranda Salles, filha de um médico e de uma educadora, nasceu em 1928, em Araraquara, SP. Cresceu e fez seus estudos no Rio de Janeiro e, depois de casada, estabeleceu-se na capital paulista.

Em 1954, o Clube de Poesia de São Paulo publicou seu primeiro livro de poemas, Pastoral. Em 1960, lançou Parcéis, que recebeu no Rio o Prêmio Olavo Bilac, da Secretaria de Educação e Cultura, e, em S. Paulo, o Prêmio Governador do Estado, do Conselho Estadual de Cultura. Em 1982, o Instituto Nacional do Livro publicou Sem Símbolos Nenhuns, seu terceiro livro.

Leia mais...
 
O desenvolvimento harmonioso da criança como princípio PDF Imprimir E-mail
Escrito por Wenzel Götte   

A Pedagogia Waldorf é um projeto educativo integral, centrado no apoio ao desenvolvimento autônomo da criança.


A criança é em si mesma um ser em desenvolvimento. A partir deste ponto de vista, toda a atividade pedagógica deve observar dois aspectos: que o desenvolvimento vem do passado e vai até o futuro, e que a criança se transforma ao longo deste processo; e que a criança que está diante de nossos olhos se encontra numa das etapas dessa transformação.

Leia mais...
 
Da imagem ao conceito. Da percepção à compreensão. PDF Imprimir E-mail
Escrito por Jon McAlice   

No currículo da Escola Waldorf, como escola integral, existe uma seqüência metodológica progressiva, nas disciplinas da 1ª à 12ª série, que constitui para cada aluno um verdadeiro plano escolar.

O modo como entendemos o mundo modifica-se ao longo da vida, e isso acontece de forma gradual. Começamos por compreender aspectos gerais, depois compreendemos suas particularidades e as relações entre elas e, só então, somos capazes de elaborar uma síntese através do pensamento.

Leia mais...
 
More Articles...
<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>

Página 1 de 2

Creative Commons 3.0

Você pode copiar, distribuir, exibir e executar os conteúdos desta página, mas não pode utilizá-los com finalidades comerciais, não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, e deve dar sempre o crédito ao autor original.

Leia Mais